domingo, 25 de outubro de 2015

Aromaterapia cheiro bom!


Os benefícios terapêuticos dos óleos de plantas aromáticas, fez parte dos mais antigos métodos de cura utilizada por gregos, romanos e egípcios para banhos, massagens e no embalsamento de múmias.
Há também registros que Hipócrates, o pai da medicina também utilizava fumigações aromáticas na forma de banhos e massagens com finalidades curativas.
Mas o termo aromaterapia só surgiu na década de 1920 pelo químico René Maurice Gatefossé que publicou o livro “Aromatherapie: Les Huiles essentielles hormônios vegetales”, sendo desenvolvida posteriormente por seus seguidores.
Aromaterapia é a arte e a ciência de usar óleos essenciais de plantas em tratamento dos desequilíbrios, através dos aromas. É considerada medicina natural, alternativa, preventiva e também curativa.
Os óleos essenciais são substâncias orgânicas muito perfumadas e voláteis, extraídas de diversas partes das plantas que atuam no organismo biológico através de três sistemas fundamentais para se processar a aromaterapia: circulatório (farmacológico), límbico (fisiológico) e olfativo (psicológico).
Após inalados, os sinais aromáticos são enviados ao sistema límbico, no cérebro, e exercem um efeito direto no pensamento e nas emoções. Seus componentes químicos naturais são levados pela corrente sanguínea a todas as regiões do corpo.
A massagem é um meio eficaz de aplicar os óleos essenciais e aumentar o potencial de cura da aromaterapia. A massagem quando aplicada sozinha ela pode relaxar os músculos e permitir um fluxo mais livre do sangue e da linfa, além de acalmar a mente. Mas quando esses benefícios são associados aos óleos essenciais, os resultados são surpreendentes.
Os óleos essenciais também podem ser usados em inaladores, vaporizadores, banhos, compressas e perfumadores.
Os óleos essenciais estão divididos em três categorias:
Altas – evaporam mais rapidamente, possuem efeitos estimulantes para o corpo e a mente.
Bergamota: refresca, anima. Usado para/como: pele oleosa, acne, depressão, antisséptico, repelente de insetos. Após a aplicação evite exposição solar direta por 12 horas;
Sávia esclareia: anima, aquece, relaxa. Usado para/como: menstruação dolorosa, pressão alta, adstringente. Não use na gravidez ou durante a amamentação, ou em crianças com menos de 2 anos. Evite usar em pessoas com epilepsia, febre ou doença cardíaca;
Eucalipto: refresca a temperatura do corpo. Usado como/para: resfriados, dores de cabeça, asma, tosse, bronquite, desinfetante. Não use me pessoas com problemas renais;
Capim-limão: estimula, limpa e refresca. Usado como/para: músculos doloridos, problemas digestivos, acne, antisséptico, adstringente. Evite a exposição à luz solar direta por 4 horas após a aplicação.
Médias – evaporam um pouco mais lento, ajudam a melhorar as funções do corpo como digestão e menstruação.
Pimenta-negra: aquece, estimula, tonifica. Usado para dores musculares, dor de dente e distúrbios digestivos;
Gerânio: equilibra, relaxa, estabiliza as emoções. Usado para/como: depressão, sintomas da menopausa, neuralgia, adstringente, diurético;
Lavanda: equilibra, restaura, acalma, relaxa. Usado para/como: insônia, depressão, pressão alta, distúrbios digestivos, enxaqueca, infecções da garganta e do nariz, reumatismo, distensões, acne, picadas, furúnculos, queimaduras de sol, desinfetante;
Alecrim: estimula, reanima, melhora a memória. Usado para/como: problemas digestivos e respiratórios, caspa, dores em geral, dores nas articulações, desinfetante e diurético. Não use na gravidez ou durante a amamentação, ou em crianças com menos de 2 anos. Evite usar em pessoas com epilepsia, febre ou doença cardíaca. 
Suaves – evaporam  mais lentamente e possuem efeitos relaxantes e sedativos.
Jasmim: sensual, relaxa, acalma, anima e estimula as emoções. Usado para/como: cuidados com a pele, qualquer tipo de dor, depressão;
Nerol: levanta o espírito, acalma, relaxa. Usado para pele envelhecida e manchada, ansiedade, insônia, depressão;
Sândalo: relaxa, acalma, sensual. Usado para/como: pele seca, acne, tosses e catarro, náuseas, antisséptico;
Langue-langue: exótico, sensual, acalma, relaxa, anima. Usado para cuidados com a pele, ansiedade, depressão, pressão alta.
As propriedades e indicações dos óleos essenciais são extremamente numerosas, sua indicação é individualizada e seu sucesso depende do adequado é necessário acompanhamento por profissional especialista e habilitado.
Até logo pessoal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário