terça-feira, 15 de setembro de 2015

Ativos cosméticos para a pele


A cosmética e os bioativos tem como proposta atuar nas estruturas extremas do corpo humano (pele e cabelos) de forma idêntica aos processos vitais, auxiliando no metabolismo retardando o envelhecimento. Ao atender tais expectativas com a descoberta de novos ativos e aprimoramento dos ativos já existentes, os cosméticos são utilizados como verdadeiras armas quando o assunto e rejuvenescimento.
No comércio existe uma variedade de cosméticos que propõem vários benefícios, mas muitas vezes não entendemos o que aquele ativo proposto no rótulo do cosmético quer dizer, que efeito ele promove na pele, no cabelo,  ou na gordura localizada.
Segue abaixo alguns princípios ativos cosméticos para a pele
Ácido Glicólico: da família dos alfa-hidroxiácidos, é muito útil para combater rugas e cicatrizes de acne, pois aumenta a produção de colágeno.
Ácido hialurônico: substância produzida naturalmente pelo corpo que age como lubrificante das células, retendo a água. Sua diminuição causa ressecamento. 
Ácido Kójico: derivado de um cogumelo japonês chamado koji. Tem poder despigmentante à pele e auxilia combatendo radicais livres.
Ácido retinóico  originado da vitamina A, há anos é um dos maiores aliados da dermatologia. Estimula a esfoliação, a renovação celular e a produção de colágeno, proporcionando uma pele mais saudável e mais firme.
Ácido Salicílico: combate a produção de óleo na pele e é muito usada para casos de caspas e pele oleosa em excesso. Também possui propriedades anti-inflamatórias.
Aloe Vera:  ação amaciante, antiinflamatória, cicatrizante, hidratante, restauradora da pele. 
Alantoína: ação anti-irritante e de renovação celular. Melhora a umectação da pele. Sobre a derme rachada, torna-a lisa e flexível. Tem efeito amaciante e proporciona maior capacidade de retenção da umidade. Também possui propriedades cicatrizantes.
Argirelina: ação semelhante à da toxina botulínica, a argirelina é um açúcar que inibe a ação das substâncias responsáveis pela contração muscular, atenuando rugas e marcas de expressão em até 30%. Ao contrário da toxina, a argirelina é hidratante, pois retém água com facilidade.
Calamina Rosada: possui suave ação anti-séptica, antipruriginosa e cicatrizante da pele.
Ceramidas: substância que compõe o cimento (gordura) intercelular para manter a hidratação da pele. Ação hidratante.
DMAE  ou deanol (dimetilaminoetanol): é uma substância firmadora, que existe no corpo humano (fígado, cérebro e coração), sendo facilmente encontrada em peixes como a sardinha e a anchova. É um potente antienvelhecimento que parece melhorar a flacidez. Costuma ser usado na forma de creme, gel ou loção em concentrações de 3% a 10%, podendo ser usado à noite, alternando com o ácido retinoico. 
Esqualano: previne a perda de umectantes e restaura a sedosidade e flexibilidade da pele. 
Hamamélis: possui ação adstringente, antiseborréico, vasoprotetor, vasoconstritor,descongestionante e antiacnéico.
Hidroquinona: age nos melanócitos, evitando que a melanina seja formada e, portanto, que a produção excessiva provoque manchas na pele.

Proteína de seda: penetra nas camadas da pele, hidratando, conferindo elasticidade e dando uma aparência sedosa. 
PCA-Na:  ação hidratante e umectante. 
Raffermine: firmador, extraído da soja. Fortalece a estrutura molecular da derme, aumentando a firmeza, a elasticidade e a tonicidade. É indicado para peles flácidas, enrugadas e envelhecidas. Costuma ser usado em cremes e produtos que combatem o envelhecimento. 
Silício orgânico: biologicamente ativo, atua diretamente na membrana celular, tornando-a mais resistente ao ataque de radicais livres e exercendo ação protetora. 
Tensine: extraído das sementes de trigo, possui ação tensora imediata (efeito Cinderela), formando um filme elástico sobre a pele capaz de diminuir a profundidade das rugas por cerca de seis horas. 
Em breve farei mais posts falando de mais de ativos cosméticos para decifrar os rótulos dos produtos.
Até logo pessoal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário