sexta-feira, 1 de maio de 2015

Qual usar óleo ou hidratante corporal?


Oi pessoal, sabemos que manter a pele hidratada é fundamental para evitar estrias, foliculite, ressecamento e outros males. Só que muitas pessoas pela práticidade do óleo acabam apenas passando o óleo corporal e esquecendo de aplicar o creme hidratante. Com isso apenas ameniza os sintomas de ressecamento da pele mas não consegue o efeito desejado.

O óleo corporal, ao contrário do que muita gente pensa não hidrata. Ele é responsável por criar uma barreira protetora sobre a pele impedindo que ela desidrate. Funciona assim, os óleos corporais são compostos de partículas oleicas somente. Essas partículas são grandes os poros não absorvem, ao contrário bloqueiam e não permitem que a pele perca água para o meio externo.

A parte mais superfícial da derme é responsável pela tonificação e elasticidade, por isso alguns profissionais indicam produtos com vitamina E. Alguns óleos tem poder de permeação de 20% a 40%  mas não substitue o creme hidratante.O ideal é passar o óleo antes do banho, assim a  água quente do chuveiro não consegue eliminar o líquido retido na pele. Não se deve aplicar no rosto, colo e em áreas propensas a acne.



Por mais que vocês sintam a pele aveludada, lembrem-se que óleo é complemetar ao uso do creme hidratante. As moléculas do cremes hidratantes são menores, de fácil absorção pelo poros, possuem água e ativos importantes. Com ação mais profunda  e especifica para cada tipo de pele, o hidratante é capaz de levar água as camada mais profundas da derme através de substâncias umectantes e emolientes (amaciante).

Esses componentes se forem aplicados logo após o banho, permite que os ativos sejam melhores absorvidos pois os poros estão abertos por causa da água quente. Aproveite e exagere na quantidade em locais como joelhos, cotovelos, pernas e pés. No verão evite aplicar o óleo todos os dias já que o suor intensivo pode causar um certo desconforto. No inverno use e abuse dessa combinação.

Até logo pessoal...



Nenhum comentário:

Postar um comentário