quarta-feira, 1 de abril de 2015

Qual o seu tipo de pele?


É de estrema importância identificar o tipo correto de pele para utilizar os cosmético adequados para o seu tratamento. No meu atendimento sinto uma certa dúvida do cliente em relação ao seu tipo de pele. Algumas acham que por seu rosto apresentar certa oleosidade já possui uma pele oleosa apesar dessa oleosidade se restringir a zona T. 






Veja quais são os tipos de pele e suas características: 
Oleosa: devido à ação da seborreia, que produz constantemente pequenas quantidades de gordura, a pele oleosa fica com os poros dilatados, tirando sua uniformidade. Possui um aspecto brilhante por conta da oleosidade que, na maioria das vezes, é a principal causa da acne e cravos. Esse tipo de pele pode ser decorrente tanto pela herança genética, como pela ingestão de alimentos gordurosos, problemas hormonais, stress e excesso de exposição ao sol. Para as peles oleosas, recomendam-se os produtos sem óleo em sua formação, podendo optar por fórmulas com ácidos e loções adstringentes que ajudam no controle da oleosidade. Escolha sempre produtos em gel, fluido ou loção, pois permitem que a pele respire, não obstruindo os poros. 
A área dos olhos é a única que não é oleosa, mas também precisa de cuidados. Então, a dica é aplicar um creme nutritivo apenas nessa região.

Seca: tem um aspecto áspero, opaco, sem elasticidade e com tendência à descamação, devido à produção insuficiente de sebo pelas glândulas sebáceas. Ela causa uma sensação de repuxamento. Pessoas com esse tipo de pele tendem a desenvolver rugas e rachaduras mais facilmente.  
Para as peles secas, recomendam-se os produtos em creme, pois contém óleo, o que evita a desidratação das células, que muitas vezes se dá pelo uso de produtos com álcool. Para prevenir o ressecamento, evite banhos quentes e prolongados e use hidratantes com componentes antioxidantes, como vitamina E, A e C.

Mista: é justamente a junção de regiões secas e oleosas. A parte seca normalmente são as maçãs do rosto e as oleosas na zona T (testa, nariz e queixo). O melhor para as peles mistas são os produtos de dupla ação, pois hidratam as regiões secas e controlam a oleosidade nas outras áreas.  Importante: Os adstringentes só podem ser aplicados na zona T e os hidratantes que possuem óleo somente nas regiões secas. 
Dica: É preferível a utilização de protetor solar em gel ou spray para evitar os cravos e espinhas

Normal: possui poros pouco visíveis, uma textura delicada, lisa e saudável. Funciona equilibradamente, apresenta poros fechados, tem um brilho natural e um aspecto de pele hidratada. Porém, tem uma tendência a tornar-se seca. Para evitar o ressecamento, recomendam-se produtos em creme, principalmente para mulheres acima de 40 anos que, pela diminuição de hormônios, tendem a ter uma pele ainda mais seca

Sensível: é um dos tipos de pele mais frágeis e se torna irritada e inflamada muito facilmente. É normal haver zonas que desenvolvam vermelhidão, coceira, manchas, ardor e uma maior tendência para descamar. Apresenta uma textura fina, delicada e bastante sensível ao uso de cosméticos bem como às alterações do clima. A pele sensível é talvez um dos tipos de pele mais problemáticos e como tal exige cuidados especiais. 

Se você ainda não conseguiu identificar o seu tipo de pele vamos a uma dica . Você só vai precisar de lenço limpo e seco. Ao acordar de manhã limpe o rosto com o seu lenço e olhe para ele. 

Aqueles que têm pele normal vão notar que o lenço não ficou com óleo e sentem a pele do rosto flexível, vibrante, fresca e elástica. 

Os que têm pele oleosa vão ver que seu lenço ficou com manchas transparentes causadas pelo excesso de óleo na pele. Normalmente o óleo é encontrado em maior quantidade na área do nariz, bochechas e testa. 

No entanto se houver óleo apenas no centro a sua pele pode ser um tipo de pele mista, isto é, se você verificar que o óleo vem apenas do nariz e testa (consideradas as áreas do rosto com mais óleo) e não das bochechas. 

Se depois de limpar a pele você não encontrou óleo no seu lenço e sente a sua pele como se estivesse esticada ou presa, com pouca elasticidade, áspera e uma sensação de secura o mais certo é que você tenha pele seca.

Pessoas com a pele sensível vão notar que sua pele fica com manchas muito facilmente e não reage muito bem aos produtos de cuidados com a pele, ficando inflamada ou com coceira.

Eu tenho a pele oleosa e você? Com essas dicas espero que tenha ficado mais fácil você descobrir o seu tipo de pele e escolher o cosmético adequado para o seu tipo de pele!

Beijos e até breve pessoal...



Nenhum comentário:

Postar um comentário