sábado, 4 de abril de 2015

Profissão tecnólogo em estética e cosmética


Oi pessoal, Muitos me perguntam que é ser esteticista cosmetólogo? Uma grande dúvida das meninas quando vão prestar vestibular. O que faz? Onde pode trabalhar? É legal? Essa é a minha profissão, sou graduada em estética e cosmética. Se você gosta de trabalhar com aparência, cosméticos, e bem-estar essa pode uma boa escolha.

O profissional de estética é um especialista nos cuidados com o corpo, rosto e cabelo, visando a manutenção da saúde, beleza e do bem-estar, por meio do uso de cosméticos e aparelhos de alta tecnologia, promove o melhoramento do aspecto da pele.

Para ser esteticista é preciso entender não somete o que é beleza, mas saber valorizar o que há de melhor em cada pessoa. É compreender que você trabalha com auto estima e ego. E que é preciso respeitar cada ser como único e acima de tudo ter ética.

Com conhecimentos de anatomia humana,, realiza massagens, como drenantes e modeladora, a fim de amenizar celulite, gordura localizada e outros problemas que afetam o contorno corporal. E associando os equipamentos de alta tecnologia, alcança melhores resultados. Não pode realizar procedimentos invasivos.

Pode ainda fazer uso de massagens e terapias alternativas, como do-in, shiatsu, fitoterapia, cromoterapia, reflexologia e aromaterapia. Realiza limpeza facial, depilação a laser, hidratação facial,corporal e capilar, maquiagem definitiva, peeling, tratamento para melasma, rejuvenescimento, acne, e muito mais. 

No consultório, o bacharel tecnólogo em estética atua em parceria com o dermatologista ou o cirurgião plástico, tanto em tratamentos preventivos quanto no acompanhamento pós-cirúrgico. Tem capacidade para apontar os problemas de pele e encaminhar o paciente para o médico especialista. 

O profissional pode fazer atendimento domiciliar, trabalhar em spas, clínicas estéticas, salão de beleza, consultórios, hospitais, academias de ginástica, abrir seu próprio negócio, hotéis e até navios.

A graduação incluí disciplinas como anatômia humana, bioquímica, química, citologia, histologia, imunologia, microbiologia, dermatopatologia, gestão de empreendimento, psicologia, fisiopatologia, eletroterapia, eletrofisiologia, primeiro socorros, iridologia, massoterapia, terapia holística, sistema veno linfático, terapia capilar, avaliação de inestecismos facias e corporais, nutrição, ortomolecular, fundamentos de cosmetologia e muito mais.

Olha onde você pode atuar

Estética corporalAplicar tratamentos (com cremes ou aparelhos) que visem a melhorar o contorno corporal e a amenizar sinais de celulite e gordura localizada, por exemplo.


Estética facial: Empregar tratamentos e técnicas para prevenir o envelhecimento precoce, amenizar manchas e rugas no rosto, tratar acne.


Estética pré e pós-cirúrgica: Atuar em parceria com o médico para acompanhar o paciente no pré e pós cirúrgicos de cirurgias plásticas ou reparadoras. Aplicar técnicas e tratamentos para amenizar os desconfortos de intervenções cirúrgicas ou procedimentos estéticos.


Maquiagem profissionalFazer maquiagem artística para cinema, televisão, teatro, desfiles de moda e ensaios fotográficos. Trabalha ainda com pinturas corporais artísticas, embelezamento do olhar, airbrush (maquiagem feita por aerógrafo) e consultoria de automaquiagem.


Massagens corporais e faciaisRealizar massagens, como drenagem linfática, massagem modeladora, shiatsu, do-in, reflexologia para promover a beleza e bem-estar.

Podologia: Examinar, diagnosticar e tratar doenças nos pés. Também é responsável por técnicas de prevenção.

Terapia capilar: Tratar couro cabeludo e fios, além de prevenir a calvície.
Visagismo: Criar uma imagem pessoal adequada à personalidade do indivíduo, analisando os componentes de cada rosto, como maquiagem e penteado.

Iridologia: Permite avaliar alterações e vulnerabilidade de saúde baseada na suposição de que alterações na íris refletem doenças específicas em órgãos.

Lembre-se você é um profissional que trata diretamente com o cliente. Sua auto estima, ego, vaidades, inseguranças são colocadas em suas mãos e devemos cuidar que esse cliente saia muito melhor do que quando entrou. Não fazemos milagres mas caminhamos juntos na melhora da auto estima.

Até logo pessoal... 




Nenhum comentário:

Postar um comentário