segunda-feira, 6 de abril de 2015

Produtos comedogênicos e a formação dos cravos


Olá pessoal, vocês sabiam que existem produtos ou ativos que facilitam o surgimento de cravos e espinhas? E eles são chamados de produtos comedogênicos. Alguns produtos contêm ativos que favorecem a obstrução dos poros causando um tamponamento e o aparecimento de comedões (as lesões mais características da acne ex.:cravos) na pele, principalmente a do rosto. Por isso a importância de sempre ler os rótulos dos produtos.



O fator de comedogenicidade define o quanto um produto é capaz de deixar esses resquícios na epiderme. Existe, na literatura científica, uma escala de 0 a 5 para indicar o quanto cada ingrediente é comedogênico. Os compostos mais gordurosos são de número 5. Os que têm menor chance de obstruir os poros são os de número 0 ou 1.


Veja algumas das substâncias que favorecem esta ação comedogênica:
Esqualano
Manteiga de cacau
Óleo de Germe de trigo
Óleo de oliva
Óleo de Gergelim
Óleo de amendoim
Ácido esteárico e oléico
Ministrato de isopropila
Certos derivados da lanolina
Certos cremes de barbear mal enxaguados 
Entre outros...


Um produto não-comedogênico quer dizer, que sua formulação não tem nenhum ou quase nenhum poder de causar comedões. Simplificando é aquele que não provoca cravos e espinhas. Mas o assunto é mais complexo, pois os ingredientes agem dependendo do tipo de pele.

Os poros de uma pessoa com pele oleosa são mais suscetíveis a obstrução. Por isso, devem sempre procurar produtos “não-comedogênicos”, como, por exemplo, os géis aquosos. Por outro lado, um ingrediente comedogênico não vai necessariamente provocar acne em uma pessoa de pele normal. Pessoas de pele seca se beneficiam, então, dos comedogênicos? Errado! Se um ingrediente tiver alta capacidade de provocar comedões, pode fazê-lo até em uma pele do tipo seca.




Para amenizar os danos de alguns produtos e manter sua pele livre destes indesejáveis, busque fazer uma limpeza de pele regularmente com um profissional esteticista habilitado, Dê uma olhadinha nos seus produtos da necessáire e deixe sua pele respirar. Sua pele agradece!!!


Até logo pessoal...








Nenhum comentário:

Postar um comentário