quarta-feira, 8 de abril de 2015

Hoje é o dia do Hachiko no Japão a história do cachorro fiel


Olá pessoal, os que me conhecem sabem que sou apaixonada por animais. Tenho até o meu filho primogênito que é um cachorro e adivinhem como ele se chama??? Hachi (Hachiko Hashimitsu) kkk é ele o
príncipe e do dono do meu lar. Então pelas minha andanças acabei conhecendo a história do Hachiko o cão fiel e claro me apaixonei. E claro que não fui apenas eu a ficar encantada, o Japão se apaixonou e depois o mundo...

No dia 8 de abril é comemorado no Japão o dia desse grande símbolo de fedelidade e amor de um cão pelo ser humano. Muitos donos e seus cães se reunem para relembrar e celebrar a história do Hachiko. Para você ter uma idéia foi lançado um filme para contar a história mais bela de amor,lealdade, fidelidade e espera de um cachorro por seu dono o professor Ueno. E claro teve um roteiro norte-americano baseado nessa história. Esse filme se chama "Sempre ao seu lado" estrelado por Richard Gere, se você não assistiu, ASSISTA! É lindo não canso de assistir e me emociono todas as vezes.

Hachiko sempre acompanha seu dono até a estação de trem, quando ele ia ao trabalho e pontualmente ás 15 horas ele voltava a estação para buscar o professor de volta para casa. Só que um dia o professor passou mal e acabou falecendo nunca mais voltando. Após a morte os familiares do professor passaram a tomar conta do Hachiko mas tão forte era o vículo de afeto por seu dono, que ele passou a ir a estação de manhã e tarde na mesma hora na esperança de reencontar seu amado dono por muitas vezes nem retornando. Apenas esperando no local de costume.

Após dez anos de espera, quando Hachiko tinha 11 anos e 4 meses ele foi encontrado morto no mesmo lugar na estação, onde por dez anos esperou pacientimente por seu dono. E nada e nem ninguém conseguiu desviar Hachiko de esperar pelo professor. Hachiko é um referencial de amizade, lealdade, fidelidade e amor. Para imortalizar essa história foi construida no local em que Hachiko esperava uma estátua em sua homenagem que infelizmente por causa da guerra acabou sendo confiscada e derretida para produção de máterial bélico.

Em 1948 foi recriada uma réplica da estátua e colocada novamente no mesmo lugar em que Hachiko esperava. Todos que passam pela estação de Shibuya em Tokyo podem ver e se emocionar com a estátua de Hachiko eternizando a história de lealdade incomparável por seu dono. Após 10 anos de espera e 90 anos da morte de Hachiko foi construída a estátua do doce e emocionante reencontro entra Hachiko e o professor.

Apesar de Hachiko ser um cão, ele nos deixou uma grande lição de como ser um bom amigo. A história é passada de pai para filho, até sendo ensinada nas escolas japonesas no início para estímular a fidelidade da população ao governo. Hoje em dia para exemplificar e estimular o respeito e a lealdade aos mais velhos.

Linda história, e o que o meu Hachi tem em comum com o Hachiko??? Quase nada o meu é mais brincalhão faz amizade com todas as pessoas e animais mas pelo menos depois de tanta euforia ele me espera na porta quando eu saio até o meu retorno e isso é um bom sinal, não é??? Mas não importa eu o amo do jeitinho que ele é!


Até logo pessoal


Um comentário:

  1. Chorei litros com esse filme! Amo os animais!
    Beijos!🐶🐶🐶

    ResponderExcluir